Monday, January 15, 2007

El fin del mundo.



Uma cidadezinha, literalmente, no fim do mundo. Aconchegante que só ela, acomodada no pé de um glaciar (Glaciar Martial) e cercada de montanhas daquelas cheias de neve no cume. As ruas, na sua maioria, não são pavimentadas e as casas quase todas em construção, mas isso não tira um charme bem peculiar de lá. Uma rua principal - San Martín - que lembra bastante o centrinho de Gramado, ali, se concentram todas as lojas legais, os melhores hostels/hotéis e restaurantes. Essa rua é atrolhada de placas com a famosa inscrição: "fin del mundo", creio eu que tenha visto o restaurante del fin del mundo, a loja de sapatos del fin del mundo, a agência de turismo del fin del mundo, o aeroporto del fin del mundo, incluisve, o hospital del fin del mundo...hehehehe. (by the way, SUS é SUS em qualquer lugar do planeta.)Um paraíso para os consumistas de plantão, como eu...hehehe, o Ushuaia é uma Zona Franca, ou seja, livre de impostos. Todas as vitrines lá são tentadoras e os preços muito baixos. Eu aconselho a quem for lá, guardar uma grana extra pra fazer a festa nas lojas !Atração a parte são os pub's irlandeses - um a cada esquina - com aquele ambiente acolhedor, música boa e bebida melhor ainda, segundo um irlandês autêntico: lugares, apesar de bacanas, não se parecem NADA com os originais irlandeses...hehehe...Ainda não sendo genuínos irish pubs vale a pena conhecer pelo menos um deles. A noite lá começa tarde - pois começa a escurecer pelas 22 horas - e é feita na San Martín, com muitos carros na rua e pessoas de todos os tipos e lugares do mundo caminhando na rua.

Ushua para os íntimos, apesar de não ter nada para fazer, tu não fica sem fazer nada. Tá, é um paradoxo. Ponto de partida para saídas de barco para as pinguineras e excursões para o continente branco - por módicos U$3.500,00 para 10 dias. Sem contar que o Parque Nacional Tierra del Fuego é ali do lado - a entrada é a 12 km - e por alguns pesos pode-se acampar no meio de uma infinidade de toelhos/tonellos que ficam brincando em volta da tua barraca e pica-paus/chimangos nas árvores de todos os lados.

Sendo uma cidade portuária, além dos aventureiros que vão de carro e trailer, a cidade fica lotada das pessoas que descem dos transatlânticos para passear. Transatlânticos daqueles de filme mesmo, IMENSOS ! Então tu vai encontrar gente de todo o lugar do mundo. A alta temporada é o verão - mesmo que o nosso - porém as temperaturas do verão deles variam de 25° no sol durante o dia, longe do vento, até -5° na noite, ou no próprio dia porém em uma altitude mais elevada e com vento patagônico.

O fato é que, apesar de ser a última cidade ao sul, de estar, literalmente, no fim do mundo, o Ushuaia conquista todos que visitam. É uma cidadezinha cativante, com moradores muito receptivos e cenário perfeito para começar uma viagem maravilhosa. ;)

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Tuelhos na volta da barraca!
how cool!

mas eram filhotes... imagina se fosse os tuelhões o.0
a -5° e aquels bixos fazendo sombra na barraca o.o

enfim
pesadelo mode [off]

eu soh quero saber se eh nessa cidadezinha que tem a reproduçao de lhamas com aqueles outros bichos bizarros o.0

como era mesmo o nome?
:s


=**

carol detail ainda nostalgica =D

Monday, January 15, 2007 5:17:00 AM  
Blogger Thais said...

Oi Carol! O Gui me passou teu endereço.
Comecei um blog também :)

Diário de bordo? Adoro esse tipo de relato - não tem nada a ver com aquelas revistas de viagem.

Enfim... é a primeira vez que "fim do mundo", pra mim, ganha algum significado concreto. hahaha

Beijos :)
Added!

Monday, January 15, 2007 6:46:00 PM  
Blogger Alexandre Harth said...

ai, tu fala com tanta paixão e detalhes dessa viagem, que parece que eu tava até lá..hehehehe

adoro essas experiências de "once in a lifetime"


um dia vou ao fim do mundo, e com sorte com uma companhia tão boa, qto a tua foi pra ti =D


bjoooo

Tuesday, January 16, 2007 6:15:00 AM  

Post a Comment

<< Home